CISSUL/SAMU PARTICIPA DO 1º FÓRUM DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SAMU 192 CENTRO SUL

Na última quinta-feira, 30 de junho, representando o CISSUL/SAMU, Diogo Curi Hauegen, Presidente do Conselho Diretor, Jovane Ernesto Constantini, Secretário Executivo e Kátia Aparecida Ferreira, Coordenadora do NEP, estiveram no 1º Fórum de Urgência e Emergência SAMU 192 Centro Sul, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU) no Santíssimo Resort em Tiradentes/MG.

No Fórum, foram discutidos temas como a Regulação das Urgências; Desafios e responsabilidades do SAMU e municípios; SUS fácil e integração com as centrais de urgência; A importância da integração da rede de urgência e emergência no infarto com supra e no déficit neurológico agudo e Judicialização na saúde relacionado à urgência.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fabio Bacheretti, Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (CONSURGE), Dr. Marcos Vinicius, Superintendente Regional de Passos, Kátia Rita Gonçalves, além de diversos representantes de consórcios que gerenciam o serviço SAMU 192 em todo o Estado de Minas Gerais e demais prefeitos, gestores e autoridades de saúde da região Centro Sul.

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fabio Bacheretti, aproveitou a oportunidade e anunciou aos presidentes dos consórcios que gerenciam o serviço SAMU 192, que haverá um novo reequilíbrio financeiro devido ao aumento das despesas, principalmente dos combustíveis.

O CISSUL/SAMU que também realizou no início de 2022 o 2º Seminário de Urgência e Emergência em Caxambu/MG, parabeniza ações como esta que visa objetivos coletivos e promove discussões relevantes para manter o funcionamento do serviço SAMU 192 de forma eficiente e agradece o Presidente do CISRU, Hélio Marcio Campos e a Secretária Executiva, Ormesinda Maria Barbosa Salgado pelo convite.

Stéfani Papandréa
Chefe da Divisão de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU