MISSÃO

O NEP – Núcleo de Educação Permanente é a estrutura responsável por averiguar, trabalhar com a realidade dos serviços e estabelecer o nexo entre trabalho e educação, de forma a resgatar o processo de capacitação de educação permanente e continuada para o desenvolvimento dos serviços e geração de impacto em saúde dentro de cada nível de atenção.

Considerando que é essencial ao serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde, conforme determina a lei 8080/90 e a 2048/2002 que reza promover a educação continuada e permanente dos profissionais de todas as áreas de atuação, a Portaria GM/MS nº 1.864, de 29 de setembro de 2003 instituiu, em seu Art. 1º os Núcleos de Educação em Urgência. Na referida portaria estão os objetivos e compromissos desses núcleos.

No CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal da Macro Região do Sul de Minas, o NEP é composto por uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulância que visam a capacitação, atualização e aperfeiçoamento dos colaboradores do Consórcio, de profissionais da área de saúde que atuam em urgência e emergência e da comunidade  em geral, promovendo ações de ensino, aprendizado e pesquisa em serviço, priorizando as suas aplicações nas ações de gestão, regulação em saúde, legislações, urgência e emergência, promoção da saúde, prevenção de agravos e crônicos (das violências e acidentes), das lesões e mortes no trânsito e das doenças crônicas não transmissíveis) e vigilância em saúde.

 

MISSÃO

 

Delegar, ampliar e qualificar o olhar dos profissionais em gestão, em regulação na saúde e na urgência e emergência, por meio da capacitação, aperfeiçoamento, qualificação, educação permanente e continuada, como forma de transformar a realidade e seus determinantes, fomentando novos saberes e práticas na produção de saúde da população e fortalecendo a Política Nacional de Educação Permanente do SUS.

 

VISÃO

 

Ser um núcleo de excelência regional no desenvolvimento profissional para a gestão, regulação em saúde e para os atendimentos às urgências e emergências de qualquer natureza a médio prazo.

 

PRINCÍPIOS E VALORES

 

Ética, humanização, transparência, equidade, cooperação e compromisso.