AEROMÉDICO

CISSUL SAMU 192 e BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS – BOA, UMA PARCERIA QUE SALVA VIDAS.

Em funcionamento no Sul de Minas Gerais desde o dia 28 de abril de 2016, o Serviço Aeromédico Avançado de Vida, coordenado pela 2ª Companhia de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, conta com uma aeronave modelo Esquilo AS 350 B2, trouxe mais qualidade e agilidade para o atendimento médico na região.

O serviço, que é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, já realizou mais de 300 atendimentos de urgência de alta complexidade, com necessidade da intervenção do transporte aéreo.

A entrega do helicóptero é um marco na história da saúde do Sul de Minas. Nossa região tem uma geografia muito complexa, com distâncias significativas entre as cidades e o uso da aeronave diminui em muito o tempo de resposta de atendimento e deslocamento dos pacientes para tratamento definitivo.

Funcionando de segunda a segunda, com uma equipe altamente qualificada, o helicóptero tem capacidade para transportar em cada atendimento, 06 profissionais, entre eles, por parte do SAMU, 01 médico e 01 enfermeiro, e, pelo Corpo de Bombeiros, 01 piloto, 01 co-piloto e 02 tripulantes.

Além do atendimento pré-hospitalar em casos de urgências graves, o transporte aeromédico também atua na logística de captação de órgãos e em ocorrências específicas do Corpo de Bombeiros.

Para realizar os atendimentos de urgência, o helicóptero Arcanjo possui uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) completa. Além da versatilidade da aeronave, que oferece deslocamento muito ágil, diminuindo o tempo resposta para o tratamento definitivo dos pacientes, a equipe tem alta capacidade técnica, com treinamento especializado para fornecer todos os tipos de atendimento.