ORGANIZAÇÃO DA REDE

A Política Estadual de Urgência e Emergência no Estado de Minas Gerais foi regulamentada por meio da Resolução SES nº 2.607, publicada em 7 de dezembro de 2010. Nela aprovaram-se as normas gerais para implantação das Redes Regionais de Urgência e Emergência no Estado de Minas Gerais, observadas as demais regulamentações federais.

A Rede Regional de Urgência e Emergência no Estado de Minas Gerais é composta de:
I – Atenção Primária em Saúde;
II – Unidades de Pronto Atendimento;
III – Pontos de atenção hospitalar classificados de acordo com sua tipologia e função na Rede;
IV – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192 macrorregional);
V – Complexo regulador como instrumento de comando na resposta às demandas de urgência, sendo que à regulação de urgências do SAMU caberá a coordenação das ações apoiada pelas outras centrais de regulação do complexo; e
VI – Comitê Gestor Macrorregional das Urgências e Emergências.

A rede contempla 152 municípios, atendendo em torno de 2 milhões e seiscentas mil pessoas, por essa razão está sendo considerada a maior do Brasil em termos de atendimento. Sua sede Central Operativa estará localizada no município de Varginha.

Neste modelo, trabalha-se também com a implantação de SAMUs regionais e não municipais. O SAMU regional será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL). Farão parte da rede 35 ambulâncias de suporte básico e 9 de suporte avançado, distribuídas em 35 bases em municípios para o atendimento da região.

O custo para a manutenção de toda a rede de urgência e emergência será rateado entre municípios da macrorregião, governo estadual e federal.

 

Organização da Rede de Urgência e Emergência da Região Macro Sul do Estado de Minas Gerais

1. SAMU REGIONAL

1.1 Quantidade de Ambulâncias Unidade de Suporte Avançado: 10

Bases: Alfenas, Itajubá, Lavras, Ouro Fino, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, São Lourenço, Guaxupé e Varginha.

1.2 Quantidade de Ambulâncias Unidade de Suporte Básico: 35

Bases: Aiuruoca, Alfenas, Andradas, Boa Esperança, Cabo de Verde, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Extrema, Guapé, Guaxupé, Itajubá, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, Paraisópolis, Passos, Piumhi, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.