Em comemoração aos 5 anos de atividades o CISSUL SAMU realizou o 1º SEMINÁRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. O evento superou as expectativas e se torna um marco para a saúde no Sul de Minas.

O 1º Seminário de Urgência e Emergência, promovido pelo CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal da Macro Região do Sul de Minas, com o apoio do CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do COSEMS MG – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais aconteceu ontem e hoje no decorrer na manhã, no auditório do Colégio Marista, em Varginha.

O evento aconteceu em comemoração aos 5 anos de atividades do Consórcio e contou com a presença de profissionais e lideranças do setor do saúde, além de autoridades regionais, estaduais e federais.

Na abertura do evento, a mesa diretiva foi composta pelas seguintes autoridades:

  • O Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas – CISSUL SAMU e Prefeito de Andradas, o Exmo. Sr. Rodrigo Aparecido Lopes;
  • O Prefeito de Varginha, Exmo. Sr. Antônio Silva;
  • A Presidente da Câmara Municipal de Varginha, Exma. Sra. Zilda Silva;
  • A Diretora de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sra. Monique Fernanda Félix Pereira, representando o Secretário Dr. Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva;
  • O Comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Ten. Cel. BM Júlio César Toffoli;
  • O Comandante da 2ª Cia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Major BM Fábio Alves Dias, representando o Comandante do BOA – Batalhão de Operaçõees Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Ten. Cel. BM Alexandre Gomes Rodrigues;
  • O Comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Ten. Cel. Alexandre Milhomem Silva, representando o Comandante da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Leander Tostes Castro Souza;
  • O Vice-Presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS MG, Senhor Hermógenes Vaneli, representando o Presidente do referido conselho, Sr. Eduardo Luiz da Silva;
  • O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas – CISSUL SAMU, Sr. Jovane Ernesto Constantini;

PROFISSIONAIS DE RENOME CONDUZIRAM AS PALESTRAS NO
1º SEMINÁRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

PALESTRA

A homenagem ao palestrante foi entregue pelo Presidente do CISSUL SAMU e Prefeito de Andradas, Exmo. Sr. Rodrigo Aparecido Lopes.

PALESTRA

A homenagem ao palestrante foi entregue pela Prefeita de Cordislândia, Exma. Sra. Marlene Monteiro de Oliveira Pereira.

TALK SHOW 1

REDES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Mediador: DR. JOSÉ SÉRGIO TAVELLA JÚNIOR

TEMA 1

TEMA 2

TEMA 3

As homenagens aos palestrantes foram entregues pela Presidente do COSEMS MG Regional Pouso Alegre e Secretária de Saúde de Pouso Alegre, Sra. Silvia Regina Pereira e pela Superintendente da Regional de Saúde de Passos, Sra. Kátia Rita Gonçalves.

TALK SHOW 2

PANORAMA DE TENDÊNCIA NO APH:
O QUE PENSAM GESTORES E PROFISSIONAIS DO APH?
Mediador: DR. ANTONIO ONIMARU

TEMA 1

TEMA 2

TEMA 3

As homenagens aos palestrantes foram entregues pela Presidente do COSEMS MG Regional Alfenas e Secretária de Saúde de Campos Gerais, Sra. Amanda Vaz Toste Campos Miareli e pela Secretária de Saúde de Bueno Brandão, Membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL SAMU – Regional Pouso Alegre, Sra. Jéssica Paula Riciati Nunes.

PALESTRA

A homenagem ao palestrante foi entregue  pela Superintendente Regional de Saúde de Varginha, Sra. Regina Paula Ferreira Pinto.

TALK SHOW 3

TEMA 1

TEMA 2

TEMA 3

CENTRAL DE REGULAÇÃO ÚNICA: É A SOLUÇÃO?
Debatedor: ANTONIO ONIMARU

As homenagens foram entregues pela Secretária de Saúde de Ilicínea e Membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL SAMU – Regional Varginha, Sra. Brenda Vaneli Cardoso e pelo Secretário de Saúde de Cabo Verde e Membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL SAMU – Regional Alfenas, Sr. Marcelo Rodrigues Silvestre.

TALK SHOW 4

MINUTOS QUE SALVAM VIDAS
Mediador: DR. ANTONIO ONIMARU

TEMA 1

TEMA 2

TEMA 3

TRANSPORTE AEROMÉDICO: QUANDO UTILIZAR ESSE SUPORTE.
Debatedor: DR. MAURÍCIO MEDEIROS LEMOS

As homenagens foram entregues pela Sra. Adriana Aparecida Silva Ferreira, representando o Superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Sr. Regis Kersul e pela Secretária de Saúde de São Roque de Minas e Membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL SAMU – Regional de Passos, Sra. Deyse Elaine de Faria.

TALK SHOW 5

NOVAS DIRETRIZES NO APH:
REMOÇÕES E RESTRIÇÕES NO TRAUMA
Mediadora: DRA. JUNIA SHIZUE SUEOKA

TEMA 1

TEMA 2

TEMA 3

As homenagens foram entregues pelo Secretário de Saúde de Bom Jesus da Penha, Senhor Miquéias Junior Alves Madeira e pela Senhora Maria Idalina da Silva, representando a Superintendente Regional de Saúde de Alfenas, Sra. Taís Helena Prado Araújo.

PALESTRA

AFOGAMENTO: OS DESAFIOS DO EMERGENCISTA NO APH
Palestrante:  DR. JOÃO CLAÚDIO CAMPOS PEREIRA

A homenagem foi entregue pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente do CISSUL SAMU, Kátia Aparecida Ferreira.

PALESTRA

A homenagem ao palestrante foi entregue pelo Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas – CISSUL SAMU e Prefeito de Andradas, o Excelentíssimo Senhor Rodrigo Aparecido Lopes.

E participaram da palestra o Presidente do CONASEMS – Conselho Nacional das Secretarias de Saúde, Sr. Wilames Freire Bezerra e o Secretário Executivo do referido Conselho, Sr. Mauro Guimarães Junqueira.

Manifestamos nosso apreço e gratidão a todos os palestrantes pela participação no 1º SEMINÁRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Agradecemos pela disponibilidade e parceria, com a certeza que essas horas de aprendizado com profissionais tão competentes e renomados é um fator imprescindível para o sucesso da nossa missão: “SALVAR VIDAS”!

COLABORADORA DO CISSUL SAMU FOI HOMENAGEADA NO SEMINÁRIO.

O Seminário contou com um momento de bastante emoção quando a   colaboradora MICHELE CRISTIANA DOS SANTOS RIBEIRO BRUNO que atua como Técnica em Enfermagem na Base Descentralizada de Lambari desde fevereiro de 2015 foi homenageada.

Na madrugada do dia 15 de Dezembro de 2019, Michele prestou socorro a uma ocorrência em que seu filho EDUARDO foi uma das vítimas fatais. Mesmo nessas condições não interrompeu o atendimento às outras 6 vítimas, juntamente com o condutor de ambulância, José Roberto Fernandes de Oliveira.

As homenagens foram entregues pelo Prefeito de Lambari, Exmo. Sr. Sérgio Teixeira, pelo Vice Prefeito, Sr. João Paulo Fonseca Reis e pela Coordenadora de Enfermagem, Cibele Siqueira Nogueira.

PALESTRANTES VISITARAM A SEDE DO CISSUL SAMU.

Após o seminário alguns palestrantes realizaram uma visita na sede do Consórcio. Estiveram em alguns departamentos, visitaram o NEP – Núcleo de Educação Permanente e conheceram a Central Operativa de Regulação onde são realizadas as triagens de todas as ligações dos cidadãos que necessitam de atendimento de urgência e emergência 192.

COLABORADORES DO CISSUL SAMU PRESTIGIARAM O EVENTO.

Agradecemos a todos os prefeitos, prefeitas, gestores de saúde, autoridades, profissionais, acadêmicos pela participação nesse grandioso evento que foi coroado de êxito e que será com certeza, um marco para a saúde no Sul de Minas.

Em especial, aos muitos colaboradores que prestigiaram o 1º Seminário de Urgência e Emergência do CISSUL SAMU e se orgulham de fazerem parte dessa família, comungando da mais nobre missão que é  “SALVAR A VIDA DO POVO SULMINEIRO”,  nosso maior compromisso.

E um agradecimento muito especial a todos os membros da equipe do cerimonial que se empenharam para o sucesso do evento.

 

Rejane Venga
Chefe da Divisão de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU