SIMPÓSIO AEROMÉDICO marcou os 3 anos de parceria entre a 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e o CISSUL SAMU.

O Serviço Aeromédico Avançado de Vida, coordenado pela 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar está em funcionamento no Sul de Minas Gerais desde o dia 28 de abril de 2016, uma parceria que completou 3 anos com o CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas .

Aconteceu no auditório do SEST/SENAT, no último dia 3 de Maio, solenidade comemorativa com a presença das lideranças e profissionais das referidas instituições, autoridades civis, militares e convidados.

Durante a cerimônia de abertura oficial do Simpósio foram homenageados parceiros, colaboradores das instituições e autoridades, em reconhecimento a cada um por parte dos militares e tripulantes do CISSUL SAMU da 2ª CEOA, pelo apoio e confiança que permitiram ao longo desse tempo que as equipes operacionais realizassem os atendimentos em urgência e emergência, mantendo um alto padrão de eficiência, atingindo a marca de 690 ocorrências atendidas, com transporte de 413 vítimas. Uma união de esforços e apoios que contribuem para que essa realidade do Serviço Aeromédico seja um sucesso em nossa região de abrangência.

O Exmo Sr. Maurício Lemes de Carvalho Prefeito de Ouro Fino – Presidente do Conselho Fiscal do CISSUL SAMU Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas recebeu a homenagem entregue pelo Coronel BM Giuvaine Barbosa de Moraes, Comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros.

O Exmo Sr. Rodrigo Aparecido Lopes, Presidente do Conselho Diretor do CISSUL SAMU Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas recebeu a homenagem das mãos do Major BM Fábio Alves Dias, Comandante da 2ª Cia Especial de Operações Aéreas.

O Vice Prefeito de Varginha, Sr. Verdi Lúcio Melo recebeu a homenagem concedida ao Exmo Sr. Antônio Silva, Prefeito do referido município  e Membro do Conselho Diretor do CISSUL SAMU –  Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, que foi entregue pelo Coronel BM Giuvaine Barbosa de Moraes, Comandante do 6º Comando Operacional de Bombeiros.

Dando prosseguimento à cerimônia foram homenageados colaboradores eleitos pelos seus colegas como os melhores da 2ª CEOA, pela dedicação, pelo trabalho árduo e incansável, realizando suas tarefas de maneira exemplar, cumprindo a mais nobre das missões que é SALVAR VIDAS.

Receberam as homenagens das mãos do Major Fábio Alves Dias, Comandante da 2ª Cia Especial de Operações Aéreas e do Sr. Jovane Ernesto Constantini, Secretário Executivo do CISSUL SAMU, o Sub Tenente BM Flávio Cirilo Cordoso Faustino, a enfermeira Simone Alessandra Rodrigues Silveira Junqueira e o Dr. Claudio Diundy Okawa.

O Sargento Ivair Soares dos Santos recebeu justa homenagem pelos 30 anos dedicados a missão de SALVAR VIDAS, um exemplo de dedicação e amor pela profissão, fonte de inspiração para seus colegas.

Ao final da solenidade o CISSUL SAMU rendeu a Major Piloto do CBMMG Karla Lessa Alvarenga Leal justa homenagem que foi entregue pelo Exmo Sr. Rodrigo Aparecido Lopes, Prefeito de Andradas e Presidente do Conselho Diretor do CISSUL SAMU Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas e pelo Sr. Jovane Ernesto Constantini, Secretário Executivo do Consórcio.

Após as homenagens foi concedida a palavra aos membros da mesa diretiva e encerrando a solenidade foi executado o Hino Oficial do BOA – Batalhão de Operações Aéreas.

PALESTRANTES NO SIMPÓSIO TRANSMITEM SEUS CONHECIMENTOS AOS PARTICIPANTES.

Palestrante: Jovane Ernesto Constantini, Secretário Executivo do CISSUL SAMU
Tema: Avanços e desafios do CISSUL SAMU na assistência à população.

Palestrante: Simone Alessandra Rodrigues Silveira Junqueira, enfermeira intervencionista do Serviço Aeromédico na 2ª CEOA – Varginha/MG
Tema: Arcanjo na Cena: Politrauma após tentativa de auto-extermínio.

Palestrante: Capitão Richelmy Murta Pinto, Psicólogo e Instrutor de ATTS.
Tema: Técnicas de Abordagem à tentativa de suicídio.

Palestrante: Capitão João Paulo Pessoa Veloso de Almeida, Comandante da Aeronave da 2ª CEOA, Varginha/MG
Tema: Instalação e Operacionalizalçao da 2ª CEOA em Varginha/MG – Estudo de Caso.

Palestrante: Dr. Gustavo Eugênio Martins Marinho, Médico intervencionista  do Serviço Aeromédico, na 2ª CEOA, Varginha/MG e Diretor Médico do CISSUL SAMU.

Palestrante: Dr. Hassan Ahmed Yassine Neto, médico cirurgião torácico e Diretor de Informação e Médico do GRAU São Paulo/SP
Tema: APH em tempos de redes sociais.

Palestrante: Dr. Claudio Diundy Okawa, Médico intervencionista  do Serviço Aeromédico, na 2ª CEOA, Varginha/MG;
Tema: Arcanjo na cena, tempo resposta do TCE.

Palestrante: Major Karla Lessa Alvarenga Leal, Assessora Institucional na Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, Piloto do CBMMG e Comandante de aeronave da esquadrilha ARCANJO.
Tema: Princípios gerais em atendimentos de múltiplas vítimas.

Rejane Venga
Assessora de Comunicação