Colaboradores do CISSUL/SAMU participam de Treinamento para Adaptação ao Serviço Aeromédico

Nos dias 02 e 03 de outubro, 17 profissionais entre médicos e enfermeiros do CISSUL/SAMU realizaram o Treinamento de Adaptação ao Serviço Aeromédico, para o Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), aplicado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por intermédio da 2ª Companhia Especial de Operações Aéreas pertencente ao Batalhão de Operações Aéreas.

O objetivo do treinamento foi promover aos médicos e enfermeiros do CISSUL/SAMU, conhecimentos básicos aeronáuticos, para se habituarem com as atividades aéreas, equipamentos, sinalizações e preparação de zona de pouso, a fim de formar multiplicadores da doutrina aeronáutica, preparando-os para atuarem em missões em que o helicóptero se faz necessário.

O treinamento aconteceu na sede da Companhia na cidade de Varginha/MG, onde foram abordadas as instruções teóricas sobre a rotina operacional do serviço, conhecimentos técnicos das aeronaves, segurança de voo, Crew Management Resource (CRM), fisiologia do voo, amarrações e procedimentos operacionais padrões envolvendo as atividades aéreas.

Nas atividades práticas os presentes tiveram que executar o embarque e desembarque, com a realização de procedimentos de emergência, adaptação de altura na torre e rapel de aproximadamente 20 metros.

No final do curso para atestar os conhecimentos, os profissionais fizeram um simulado, onde tiveram que caminhar 2 km na zona rural, em locais de difícil acesso transpondo vários obstáculos e dificuldades como cachoeira e mata fechada para acessar as vítimas, e retornar ao helicóptero. O simulado demonstrava aos alunos os conceitos de união e companheirismo, além de desenvolver e aprimorar o trabalho em equipe.

O CISSUL/SAMU acredita que a capacitações realizadas através de parcerias, fortalece o propósito de sempre buscar excelência na qualidade dos serviços prestados.

Stéfani Braga
Chefe da Divisão de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU