Equipe do NEP CISSUL SAMU recebeu as crianças dos colaboradores na sede do Consórcio para realizar o encerramento do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

Alguns colaboradores do CISSUL SAMU vieram com suas crianças na sede do Consórcio na última sexta-feira, para o encerramento do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

A recepção foi realizada pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente Kátia Aparecida Ferreira, que durante toda a tarde, juntamente com  os instrutores Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Arnaldo Mendes de Lima Junior desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas objetivando promover a educação em saúde para crianças, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, os chamados “trotes”.

Através de uma peça teatral eles puderam compreender os transtornos que são causados pelos trotes.

Nas oficinas teóricas e práticas as crianças de 7 a 12 anos puderam aprender técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo).

PARTICIPANTES

Sofia Serrano Carvalho
Stella de Matos Lopes Maia
Thomas Eduardo Ribeiro Alves

Já as crianças com faixa etária inferior a 6 anos puderam curtir com seus familiares momentos lúdicos, fizeram um passeio pelo Consórcio e até conheceram a Central Operativa de Regulação, local onde são recebidas todas as ligações 192.

PARTICIPANTES

Allice de Paula Araujo
Antonella Castro Morales
Bethel Hadassa Pereira Pedrosa
Helena Maciel Daia
Heloise Solar Carneiro
Miguel Serafim Olímpio
Pedro Miguel Fonseca Eleutério
Pietro Silva Soares Magalhães
Trissya Geovana Bernardino dos Santos

O mascote “SAMUZINHO” e as ambulâncias utilizadas pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência atraíram o interesse das crianças.

Ao final, todos receberam os certificados de participação no Projeto, um Gibi interativo e um botom do mascote “Samuzinho”.

Agradecemos especialmente as nossas colegas Débora Borborema, proprietária da empresa Mr. Pipoca, que gentilmente esteve presente fornecendo pipocas às crianças e colaboradores durante toda a tarde, a Fernanda Januário e Talita da Silva Estevam que atuam na Central de Regulação e ficaram responsáveis pelas pinturinhas e brincadeiras com nossos pequenos.

APOIO INSTITUCIONAL

As ações do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA” aconteceram durante todo o ano de 2019, com alunos e professores das escolas públicas dos municípios consorciados ao CISSUL SAMU.

Agradecemos aos Prefeitos, Prefeitas, Secretários e Secretárias de Saúde e Educação, aos cerca de 200 professores e especialmente  aos mais de 1.700 alunos que participaram desse importante projeto, que com certeza é um divisor de águas na questão da educação das crianças em primeiros socorros, bem como na divulgação da necessidade de combatermos os trotes, objetivando a melhoria dos serviços de urgência e emergência prestados pelo CISSUL SAMU no Sul de Minas.

ASSCOM CISSUL SAMU 192