A equipe do NEP CISSUL SAMU realizou o curso “LIBRAS – OS DESAFIOS DE INCLUSÃO NO APH”, destinado aos colaboradores do Consórcio.

Colaboradores do CISSUL SAMU tiveram a oportunidade de realizar um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que foi criada com o objetivo de promover a inclusão social de deficientes auditivos/surdos.

Os palestrantes ANDREIA SILVA REIS e DERLY DE OLIVEIRA REIS compartilharam com os presentes a experiência de possuírem um filho surdo, relatando como aconteceu todo o  processo de educação, formação, o ensino das palavras em Libras, o aprendizado da emissão de sons, além de contarem sobre as dificuldades existentes relativas à acessibilidade.

Eles realizaram dinâmica de gestos e imagens com o público presente.

Participaram também das atividades duas intérpretes e professora de Libras, Bruna Carvalho de Oliveira e Juliana Patrícia de Almeida Oliveira, um casal surdo, Oziel Henrique Faria e Stephanie de Carvalho que auxiliaram nas dinâmicas e responderam aos questionamentos das pessoas, além de contarem sobre as situações pelas quais passam no dia a dia.

Tivemos também a colaboração de duas crianças, Isis e Kristyan, que são alunos das intérpretes.

Ao final, foi acordado entre as partes desenvolverem um material de estudo de Libras, um aplicativo com as principais frases, palavras e termos técnicos mais utilizados e necessários para que as equipes operacionais possam atender os pacientes nessas condições durante uma situação de urgência e emergência.

Esse material será elaborado pela equipe do NEP – Núcleo de Educação Permanente, com o apoio dos profissionais que realizaram o treinamento com nossos colaboradores.

Em nome do CISSUL SAMU, em especial da equipe do NEP agradecemos a disponibilidade de todos os envolvidos nesse projeto e também aos colaboradores, Ana Maria Junqueira, enfermeira da Base Descentralizada de São Lourenço e o TARM Jean Bruno Maia Pinto, que indicaram os palestrantes, intérpretes e professores de Libras.