Na última quarta-feira, 23 de outubro, o CISSUL/SAMU promoveu, em sua sede administrativa e operativa em Varginha/MG, o Seminário Sul Mineiro de Intervenções Médicas, em celebração ao Dia do Médico.
O evento reuniu mais de 200 profissionais de saúde, incluindo cerca de 50 médicos, colaboradores do CISSUL/SAMU, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de ambulância, além de profissionais de saúde dos municípios consorciados, gestores municipais de saúde e estudantes. A celebração teve como objetivo reconhecer e comemorar o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. Foi também uma oportunidade para promover a qualificação profissional, facilitar a troca de experiências, incentivar a interação entre os profissionais e estimular o desenvolvimento de novas habilidades.
A abertura das atividades contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o Gestor de Saúde de Varginha, Adrian Nogueira; a Gestora de Saúde de Poço Fundo e membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL/SAMU, Danieli Martins; a Gestora de Saúde de Caldas e membro do Conselho Técnico Executivo do CISSUL/SAMU, Valéria de Fátima; a Gestora de Saúde de Andradas, Josiane Valim; o Secretário Executivo do CISSUL/SAMU, Filipe Batista; a Gerente Administrativa do CISSUL/SAMU, Maria Eugênia Nunes; a Diretora Médica do CISSUL/SAMU, Dra. Letícia Magalhães; o Coordenador da Central de Regulação de Urgências do CISSUL/SAMU, Dr. Marcos Corcetti; o Subcomandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar, Major BM Mauro Martins da Silva; o 2º Sargento da Polícia Militar, Reinaldo Neto; o Capitão Gilney Ferreira; a representante do Pronto Atendimento Municipal de Guaranésia, Nadine Copertino; e, representando os colaboradores do CISSUL/SAMU, o Dr. Leonardo Luca Luciano.
Durante o evento, houve uma homenagem a dois colaboradores médicos que representam a Unidade de Suporte Avançado e a Central de Regulação de Urgências: o Dr. Levy Fukuoka e a Dra. Joyce Aline Rocha.
Na parte da manhã, o seminário começou com uma palestra do médico cirurgião geral e especialista em trauma, Dr. Mario Jorge Kodama. Ele abordou o tema “Além do PHTLS”, discutindo conceitos e práticas que transcendem o suporte avançado de vida em trauma. Durante sua apresentação, Dr. Kodama introduziu o ultrassom POCUS (Point of Care Ultrasound), explicando sua importância e aplicação em situações de emergência.
À tarde, o evento teve a participação do médico do CISSUL/SAMU e especialista em cardiologia, Dr. Flávio de Azevedo, que discutiu os desafios do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em casos de infarto agudo do miocárdio. Ele abordou como identificar essa condição e apresentou estratégias para a resolução eficaz do problema. Em seguida, o médico pediatra Dr. Evandro Salgado conduziu uma palestra interativa focada em emergências pediátricas. Os participantes foram divididos em grupos, onde discutiram e propuseram soluções para casos clínicos. Durante essa dinâmica, Dr. Salgado compartilhou “macetes” e dicas práticas que podem ser aplicadas no atendimento a emergências pediátricas.
Para encerrar, tivemos a participação especial do mascote “Samuzinho”, que realizou sorteios e animou todos os presentes.
O CISSUL/SAMU agradece a presença de todos e parabeniza calorosamente os médicos pelo Dia do Médico. Ressaltamos a importância de eventos como este, que promovem conhecimentos teóricos e práticos, além de interação e troca de experiências, preparando os profissionais para exercerem a nobre missão de “SALVAR VIDAS”.
Stéfani Papandréa
Chefe da Divisão de Comunicação
Asscom CISSUL/SAMU