CISSUL/SAMU REALIZA SOLENIDADE DE ENTREGA DE TRÊS NOVAS AMBULÂNCIAS DE SUPORTE AVANÇADO PARA A POPULAÇÃO DO SUL DE MINAS GERAIS

Na manhã da última sexta-feira, 28 de junho, ocorreu na Sede Administrativa e Operativa do CISSUL/SAMU em Varginha/MG a solenidade de entrega de três novas ambulâncias de suporte avançado. A cerimônia aconteceu juntamente com a 1ª Assembleia Extraordinária de 2024, que contou com a presença de diversas autoridades.

As Unidades de Suporte Avançado (USA) são ambulâncias equipadas com recursos médicos avançados, destinadas a casos de maior gravidade e urgência. Operadas por equipes especializadas, incluindo médicos, enfermeiros e condutores, estão preparadas para realizar procedimentos complexos no local ou durante o transporte para unidades hospitalares.

O evento teve a presença do Presidente do CISSUL/SAMU e Prefeito de Bueno Brandão, Silvio Félix, da 1ª Vice-Presidente do CISSUL/SAMU e Prefeita de Monsenhor Paulo, Letícia Belato, e do representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Swavilly Vivicananda Salgado, além de outras autoridades regionais e municipais.

Primeiramente, foi realizada a assembleia, na qual foram apresentadas as ações administrativas executadas e a proposta orçamentária para 2025. Em seguida, deu-se início à solenidade de entrega das ambulâncias. O Presidente Silvio Félix destacou os avanços da gestão e anunciou que, com essas novas ambulâncias, o CISSUL/SAMU alcançará a marca de 46 unidades entregues entre 2023 e o presente ano.

As autoridades presentes também tiveram a oportunidade de se manifestar. Swavilly Vivicananda Salgado, representando a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira, ressaltou a importância das USA’S e enfatizou o compromisso contínuo do Ministério da Saúde com a melhoria dos serviços do SAMU 192.

Durante a cerimônia, houve homenagens especiais aos colaboradores Daniela Rossi, Hamilton Gonçalves e Mario Lúcio Rezende, que representaram o CISSUL/SAMU na missão de enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, foi prestada uma homenagem ao Dr. Eduardo Antônio Costa da Delegacia da Receita Federal de Varginha, representado por Samuel Hosokawa, pela doação de dois veículos que contribuirão para a logística, e aos colaboradores da Prefeitura de São Gonçalo do Sapucaí, Luiz Carlos Machado e Marcos Vinicius Blessa, pela sua contribuição na avaliação da frota do CISSUL/SAMU.

A Gerente Administrativa também fez uso da palavra, destacando as melhorias implementadas pela gestão e detalhando o processo de aquisição dos novos computadores para a Central de Regulação de Urgências, com exibição de um vídeo demonstrativo.

Por fim , foram entregues as chaves simbólicas das três ambulâncias de suporte avançado destinadas aos municípios de Boa Esperança, Extrema e São Sebastião do Paraíso.

O CISSUL/SAMU reitera seu compromisso em garantir que seus serviços operem de maneira eficaz, atendendo integralmente à população do sul de Minas Gerais, e expressa profunda gratidão ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, aos Municípios Consorciados, aos parlamentares de Minas Gerais e a todos os colaboradores dedicados do Consórcio, fundamentais para o sucesso de nossa missão.

Link fotos alta resolução: https://drive.google.com/drive/folders/13RRr5M76HAgETv81z6ivKekNw1GM6Puk?usp=sharing