CISSUL/SAMU REALIZA SOLENIDADE DE ENTREGA DE 13 NOVAS AMBULÂNCIAS DO SAMU 192 AO SUL DE MINAS

Na manhã da última sexta-feira, 25 de agosto, ocorreu na Sede Administrativa e Operativa do CISSUL/SAMU em Varginha/MG, a solenidade de entrega de 13 novas ambulâncias ao CISSUL/SAMU, que contou com a presença de várias autoridades.

As viaturas correspondem a um processo de renovação de frota, onde são distribuídas aos municípios conforme critérios técnicos do Ministério da Saúde, que analisa os indicadores enviados pelos entes federados, para fins de planejamento e priorização da renovação de frota do SAMU 192.

O evento contou com a presença do Vice-Governador, Professor Mateus Simões, Senador, Carlos Viana, Superintendente Estadual do Ministério da Sáude em Minas Gerais, Maflávia Ferreira, Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, Deputado Federal, Rafael Simões, Deputado Estadual, Rodrigo Lopes, Deputado Estadual, Dr. Maurício Lemes, Deputado Estadual, Nacib Duarte Bechir, Deputado Estadual, Ulysses Gomes, Deputado Estadual, Professor Cleiton e Presidente do COSEMS/MG, Edivaldo Farias Silva Filho, além de autoridades regionais e municipais.

Abrindo a solenidade, o Presidente do CISSUL/SAMU e Prefeito de Bueno Brandão, Silvio Antônio Félix, ressaltou e reconheceu os relevantes esforços dos Prefeitos e Gestores de Saúde dos Municípios Consorciados, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde e dos Senadores e Deputados, que se empenharam em prol desta relevante realização para população sul mineira.

Logo após, ocorreu o descerramento da placa da Central de Regulação de Urgências do CISSUL/SAMU, em homenagem ao 2º Vice-Presidente do CISSUL/SAMU e Ex-Prefeito de Heliodora, Alex Leopoldino de Lima, que faleceu no dia 19/05/2023, na qual recebeu o seu nome.

Seguidamente iniciou a entrega das chaves simbólicas aos prefeitos municipais, onde foram entregues da seguinte forma: 01 Alfenas, 01 Campos Gerais, 01 Extrema, 01 Guapé, 01 Guaxupé, 01 Lavras, 02 Ouro Fino, 01 Paraisópolis, 01 Piumhi, 01 Pouso Alegre, 01 Varginha e 01 Santa Rita do Sapucaí, que realizou a cessão de uma nova ambulância ao CISSUL/SAMU na 4ª Assembleia Geral Extraordinária de 2023, realizada no dia 21/07/2023.

Por fim foi aberta a palavra para as autoridades presentes, onde o Vice-Governador, Professor Mateus anunciou: “Esse incremento de quase 20% da força total de capacidade de resposta do serviço vai mudar a velocidade de cada um dos atendimentos e, consequentemente, ampliar a condição de salvar vidas.”

O CISSUL/SAMU não mede esforços para manter o funcionamento do serviço de forma eficiente a toda população sul mineira e agradece o empenho e comprometimento do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Municípios Consorciados e parlamentares de Minas Gerais.

Segue o link das imagens em alta resolução:

Stéfani Papandréa Braga