INSTITUCIONAL

O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA MACRO REGIÃO DO SUL DE MINAS iniciou suas atividades em 31 de janeiro de 2015.

Com sede administrativa e Central de Regulação situadas na cidade de Varginha-MG, é considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas, referência em qualidade, transparência e excelência.

O CISSUL gerencia o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Sul de Minas, abrangendo atualmente 153 cidades, divididas em 4 regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2.600.000 (dois milhões e seicentas mil) pessoas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa de saúde tripartite (Federal, Estadual e Municipal com base na Lei 11.107/05), que tem por finalidade oferecer o socorro à população em suas residências, locais de trabalho e vias públicas. Composto por uma equipe de condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Hoje estão distribuídas logisticamente no sul de minas, 35 bases  descentralizadas, onde existem no total 35 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 09 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).

Desde 28 de abril de 2016 a operação de Serviço de Atendimento do Aeromédico é realizada, uma parceria entre o CISSUL SAMU e o BOA- Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. A aeronave Arcanjo é utilizada quando é necessária a redução do tempo resposta para atendimento das vítimas, bem como resgates de difícil acesso.

MISSÃO

Prestar assistências pré e inter hospitalares de urgência e emergência com agilidade e excelência a toda a população da macro região do Sul de Minas, contando com uma equipe de colaboradores altamente capacitada e comprometida em SALVAR VIDAS do povo sul mineiro.

VISÃO

Ser considerado referência no Brasil em atendimentos pré e/ou inter hospitalares de urgência e emergência, atendendo às solicitações dos usuários de maneira eficiente, buscando a redução do tempo resposta nas ocorrências, o crescimento contínuo e o aprimoramento constante dos processos.

VALORES

  • Respeito aos usuários do serviço de atendimentos pré e/ou inter hospitalares de urgência e emergência;
  • Agilidade e qualidade no atendimento aos pacientes;
  • Ética e transparência na utilização dos recursos;
  • Motivação e capacitação dos colaboradores, através de treinamentos e educação continuada;
  • Igualdade no tratamento entre os colaboradores e os gestores dos municípios consorciados;
  • Responsabilidade social;