PROJETO ATUAÇÃO

 “ATUAÇÃO – PARCEIROS PELA VIDA”” é um projeto idealizado pelo CISSUL SAMU e apresentado como instrumento para garantir a segurança e a integridade física de todos, prestando os melhores serviços de proteção e atendimento de urgência e emergência a toda a população do Sul de Minas Gerais.

O projeto surgiu para ampliar esse atendimento de excelência, reduzindo o tempo resposta e consequentemente, aumentando as chances de se preservar a vida do paciente. O fato de contar com o apoio de instituições parceiras que também têm como maior compromisso SALVAR VIDAS permite um trabalho em conjunto com muito mais qualidade e eficiência, permitindo que a população se sinta mais protegida.

O Projeto tem como parceiros o Corpo de Bombeiros Militar, BOA – Batalhão de Operações Aéreas, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e as ambulâncias brancas municipais das cidades envolvidas em cada ação. É de suma importância a união de esforços de todas as instituições que têm como objetivo em comum preservar a vida dos cidadãos, visando a redução do tempo resposta nas ocorrências atendidas por essas instituições, em períodos de feriados prolongados e durante eventos de grande porte realizados nos municípios do Sul de Minas.

A primeira ação do projeto aconteceu no período do Carnaval 2017, feriado prolongado de 24/02 a 01/03/2017, nas cidades de maior concentração de foliões e fluxo de visitantes, dentre elas Boa Esperança, Muzambinho, Santa Rita do Sapucaí e Lambari.

Visando atingir os objetivos propostos pelo projeto, o SAMU transformou as USB (Unidades de Suporte Básico) em USA (Unidade de Suporte Avançado) nas bases descentralizadas de Boa Esperança, Lambari e Santa Rita do Sapucaí. E ainda locou uma USA no município de Muzambinho que não possui uma base descentralizada, com o apoio da Santa Casa de Misericórdia do munícipio.

De lá para cá, o projeto “ATUAÇÃO – PARCEIROS PELA VIDA” tem sido viabilizado em períodos de feriados prolongados e durante eventos de grande porte realizados nos municípios que integram o consórcio.

Esperamos que a população tenha consciência dos seus deveres quanto à prevenção aos riscos que aumentam nessas ocasiões, evitando excessos que possam comprometer a vida.