Assembleia Ordinária do CISSUL SAMU apresenta avanços e reforça compromisso com a valorização profissional.

Nesta quinta-feira, 18 de julho, o CISSUL SAMU realizou, em sua Sede Administrativa, em Varginha, a Assembleia Geral Ordinária, reunindo prefeitos, gestores de saúde e autoridades da região. O encontro teve como foco a apresentação de projetos, melhorias implantadas e a prestação de contas parcial do 1º semestre de 2025, aprovada por unanimidade.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Filipe Batista, apresentou os resultados e avanços alcançados pelo consórcio ao longo do semestre. Ele destacou a reestruturação da Comunicação Institucional, que tem ampliado o alcance das ações do consórcio, com destaque para o marco de 1 milhão de visualizações nas redes sociais, reforçando a visibilidade e a efetividade do serviço prestado. Também enfatizou a atuação constante do Núcleo de Educação Permanente (NEP) na capacitação das equipes dos municípios consorciados e esclareceu informações veiculadas na imprensa sobre os repasses do Governo Federal, reforçando a transparência junto aos gestores presentes.

A assembleia contou ainda com a apresentação das ações de economicidade, conduzida por Kênia Mendes, e da prestação de contas, apresentada por Marco Aurélio. Na ocasião, o prefeito de Ribeirão Vermelho, Welder Pereira, foi nomeado presidente do Conselho Fiscal do Consórcio, cargo anteriormente ocupado por ele como vice-presidente.

Filipe também informou que está em andamento uma análise para a revisão salarial dos cargos com menores vencimentos, com foco em categorias como condutores socorristas, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM), controladores de frota, assessores da gerência e assessor da procuradoria. A proposta será formalizada e apresentada em uma nova assembleia, nos próximos 60 dias, para avaliação e possível aprovação.

O presidente do CISSUL SAMU e prefeito de Caldas, Ailton Goulart, anunciou a adesão do município de Fama, administrado pelo prefeito Alexandre Eller, que passa a contar com o atendimento do SAMU 192, e a entrega de uma nova ambulância ao município de Piumhi, como parte do plano de renovação da frota.

O encontro reafirmou o compromisso do CISSUL SAMU com a transparência, valorização profissional, melhoria contínua dos serviços e a expansão regional do atendimento móvel de urgência.

Stéfani Papandréa
ASSCOM CISSUL SAMU