CISSUL SAMU realizou treinamento inédito com os médicos que atuam na Central de Regulação.

O CISSUL SAMU realizou recentemente o primeiro treinamento com os médicos que atuam na Central de Regulação Médica.

A abertura foi realizada pelo Secretário Executivo do Consórcio, Jovane Ernesto Constantini, pelo Diretor Médico, Dr. Claudio Vergueiro Costa e pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente, Kátia Aparecida Ferreira.

A Regulação Médica de Urgências é um sistema de acolhimento de solicitações de ajuda efetuado por um médico e auxiliares com o propósito de triar, distribuir e monitorar o socorro de forma efetiva com recursos apropriados, de acordo com um interrogatório sistematizado.

O palestrante principal foi Dr. Daniel Che, médico do NEP e o curso contou com o suporte da equipe do setor composta pelos instrutores Alexander Dias Caldeira, Arnaldo Mendes de Lima Junior, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior, Pierre Bebiano e a presença do Dr. Emerson Yuji Hamada, Coordenador da Central de Regulação.

No curso foi abordado toda a base teórica prevista na Portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde, com suas atualizações de 2006 e os protocolos vigentes de regulação do CISSUL SAMU.

Diversos casos clínicos baseados em ocorrências reais foram debatidos entre os médicos presentes e o contexto atual da Pandemia do COVID -19 que envolve transferência de pacientes graves pelo SAMU também foi estudado e discutido pelos participantes que de maneira muito dinâmica, trocaram experiências e tiveram um excelente aproveitamento, reciclando seus conhecimentos, revendo conteúdos, que irão contribuir sobremaneira para o desempenho ainda mais eficiente de suas atividades como médicos reguladores do Consórcio.

Os treinamentos internos são uma prática constante no CISSUL SAMU que visam capacitar e atualizar os conhecimentos de todos os colaboradores.

Rejane Venga
Chefe da Divisão de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU