CISSUL SAMU realizou Curso de Regulação Médica

O CISSUL SAMU realizou recentemente o Curso de Regulação Médica destinado aos profissionais médicos que atuam na Central de Regulação e médicos que desejam atuar nesta área.

A abertura foi realizada pelo Secretário Executivo do Consórcio, Jovane Ernesto Constantini, pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente, Kátia Aparecida Ferreira e pela Coordenadora de Enfermagem, Cibele Siqueira Nogueira.

O palestrante principal foi o Dr. Daniel Che, médico instrutor do NEP com o suporte da equipe do setor composta pelos instrutores Alexander Dias Caldeira, Arnaldo Mendes de Lima Junior, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Pierre Bebiano.

A Regulação Médica das Urgências, operacionalizada pelas Centrais de Regulação Médica de Urgências, é um processo no qual se garante escuta permanente pelo médico regulador, com acolhimento de todos os pedidos de ajuda que acorrem à central, bem como o estabelecimento de uma estimativa inicial do grau da urgência de cada caso, desencadeando a resposta mais adequada e equânime a cada solicitação, monitorando continuamente a estimativa inicial do grau de urgência até a finalização do caso.

No curso foi abordado toda a base teórica prevista na Portaria 2048/2002, do Ministério da Saúde, com suas atualizações de 2006, os protocolos vigentes de regulação do CISSUL SAMU, as atribuições do TARM, Controlador de Frota e Médico Regulador, e debatidos os principais desafios que o Médico Regulador enfrenta em sua rotina de trabalho, através de diversos casos clínicos baseados em ocorrências reais, onde, de forma dinâmica, os presentes trocaram experiências profissionais.

Os cursos e capacitações são uma prática constante no CISSUL SAMU, que visa ajudar seus colaboradores a desenvolver novas habilidades e competências, fazendo com que se sintam mais seguros e preparados para prestar um atendimento de excelência à população sul mineira.

Stéfani Braga

Chefe da Divisão de Comunicação

Asscom CISSUL SAMU