Secretário Executivo do CISSUL SAMU realizou palestra em evento promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

A Superintendência Regional de Saúde de Varginha promoveu na última quarta-feira (27/11), a “ I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde”, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Campus Varginha.

O evento contou com o apoio do CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, do COSEMS MG – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais e do COREN MG – Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Estes parceiros ofertaram palestras aos técnicos municipais presentes sobre assuntos relevantes ao tema.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini fez uma breve apresentação sobre o Consórcio, considerado referência no país pela excelência e seriedade na gestão e pelo atendimento de qualidade que realiza na região do Sul de Minas.

Na sua palestra, Jovane abordou sobre o papel do SAMU na redução de óbitos em Minas Gerais, destacou os dados estatísticos do serviço que reforçam a importância da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. Dos dados apresentados, 66,9% dos acionamentos ao SAMU são motivados por doenças cardiovasculares, superando, inclusive, os chamados ocasionados por traumas.

A Mostra foi idealizada pensando em valorizar o trabalho de Vigilância em Saúde destes grandes profissionais que hoje estão aqui inspirando os colegas de outros municípios com suas experiências exitosas.