Secretário Executivo do CISSUL SAMU realizou palestra em evento promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha.

A Superintendência Regional de Saúde de Varginha promoveu na última quarta-feira (27/11), a “ I Mostra de Experiências Exitosas em Vigilância em Saúde”, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Campus Varginha.

O evento contou com o apoio do CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas, do COSEMS MG – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais e do COREN MG – Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Estes parceiros ofertaram palestras aos técnicos municipais presentes sobre assuntos relevantes ao tema.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini fez uma breve apresentação sobre o Consórcio, considerado referência no país pela excelência e seriedade na gestão e pelo atendimento de qualidade que realiza na região do Sul de Minas.

Na sua palestra, Jovane abordou sobre o papel do SAMU na redução de óbitos em Minas Gerais, destacou os dados estatísticos do serviço que reforçam a importância da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde. Dos dados apresentados, 66,9% dos acionamentos ao SAMU são motivados por doenças cardiovasculares, superando, inclusive, os chamados ocasionados por traumas.

A Mostra foi idealizada pensando em valorizar o trabalho de Vigilância em Saúde destes grandes profissionais que hoje estão aqui inspirando os colegas de outros municípios com suas experiências exitosas.

Rejane Venga
Chefe da Divisão de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU