Equipe do NEP CISSUL SAMU realizou curso de “ATUALIZAÇÃO PARA CONDUTORES DE AMBULÂNCIA”.

De 04 a 08 de novembro de 2019 aconteceu o curso de ATUALIZAÇÃO PARA CONDUTORES DE AMBULÂNCIA, no Estádio Melão em Varginha-MG . A atividade faz parte do calendário de cursos e atualizações do NEP CISSUL/SAMU. O Secretário Executivo JOVANE ERNESTO CONSTANTINI, juntamente com a Coordenadora do NEP – KÁTIA APARECIDA FERREIRA, realizou a abertura dos trabalhos dando as boas vindas e agradecendo o empenho e dedicação dos condutores em participar desse grandioso evento, muitos vindo direto do plantão ou de longas distâncias.

Na parte da manhã foram realizadas palestras direcionadas às competências e atribuições dos condutores, ministrada pela Chefe de Frota – DANIELA DE CÁSSIA CUSTÓDIO BERNARDES.

Em seguida, o instrutor do NEP ARNALDO MENDES LIMA JÚNIOR conversou sobre a importância do CHECK LIST, verificação e teste das funcionalidades dos itens, realização da manutenção básica para o funcionamento da ambulância, postura no habitáculo (Ergonomia no volante). Direção defensiva, sinais luminosos e sonoros foram temas abordados pelo instrutor e condutor convidado OSCAR MORAES RIBEIRO e ALEXANDER DIAS CALDEIRA-NEP.

Finalizando a parte teórica, o instrutor do NEP JOÃO OTÁVIO BRAZ JÚNIOR ministrou as aulas sobre Avaliação De Cena e Sinalização. Uma surpresa muito especial foi organizada com todo carinho pela equipe do NEP CISSUL/SAMU aos nossos condutores. Eles assistiram a um vídeo-homenagem gravado pelos seus familiares, onde declararam seu carinho, amor, admiração e respeito pela profissão de seus homenageados, criando um ambiente de alegria, choro e fortes emoções!

As aulas práticas foram divididas em 3 estações: Circuito prático com as ambulâncias, mecânica e check- list, RCP e dúvidas gerais de APH. Os condutores puderam passar por duas situações: primeiro momento em conduzir e no segundo momento em ser paciente transportado no salão da ambulância. Como condutor, o circuito prático teve a finalidade de testar as habilidades e situações de reação perante uma emergência no trânsito, muito comum no dia-a-dia da função, corrigir pequenos vícios de postura, pegada no volante, uso do freio e embreagem, abertura do campo de visão periférica, velocidade e posicionamento da ambulância e sinalização durante uma ocorrência. Quando estavam em situação de paciente, puderam sentir todas as vibrações e balanços, frenagens e acelerações bruscas que um paciente pode sentir ao ser transportado pelo veículo de emergência, tal conduta em que piora e agrava o estado hemodinâmico dos pacientes, causando uma piora no seu quadro clínico.

Os instrutores do NEP ARNALDO MENDES LIMA JÚNIOR e JOÃO OTÁVIO BRAZ JÚNIOR coordenaram o circuito prático onde também contou com a parceria dos condutores: DANIEL PRAXEDES, FÁBIO EDGAR DE OLIVEIRA REZENDE e ROGÉRIO JACINTO. Na estação de mecânica e check-list, tiveram um bate papo e um questionário em grupo sobre o funcionamento de peças, sistemas, luzes de advertência no painel, manutenção preventiva e corretiva, momento no qual o SUPERVISOR DE MECÂNICA DE FROTA ALBERTO VITOR PEREIRA e o instrutor do NEP ALEXANDER DIAS CALDEIRA coordenaram a estação. RCP e APH foram temas treinados sobre o auxílio da equipe NEP: DANIEL CHE, ELAINE DA SILVA OLIVEIRA, KÁTIA APARECIDA PEREIRA, PIERRE BEBIANO e SÁVIO DE SOUZA BUENO.

No dia 07/11 tivemos a participação especial do Coordenador de Frota do CISURG-Divinópolis ARTHUR HENRIQUE DE MEDEIROS e do condutor WELINTON VIEIRA DA SILVA que participaram como alunos. Arthur comentou da importância e reconhecimento da função de Condutores de Ambulância dentro do APH, elogiou a organização e estrutura montada pelo NEP/CISSUL SAMU e firmando mais uma vez a importância da parceira, troca de informações e conteúdo, fortalecendo o vínculo e estreitando os elos entre os consorciados.

Nada disso teria acontecido sem o empenho e parceira de diversas pessoas e setores do CISSUL/SAMU: NEP; FROTA; MANUTENÇÃO DE FROTA; LOGÍSTICA; ADMINISTRATIVO; ENFERMAGEM; PREFEITURA MUNICIPAL DE VARGINHA-MG (Empréstimo do estádio e de uma ambulância para a prática); o AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (Sidnei Aparecido de Oliveira); UNIS; INSTRUTORES CONVIDADOS e COPASA.