CISSUL SAMU lança oficialmente o Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

O Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA” iniciou oficialmente ontem, na sede do CISSUL SAMU em Varginha, com alunos e professores da cidade de Santa Rita do Sapucaí.

A recepção foi realizada pelo Secretário Executivo Jovane Ernesto Constantini e pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente Kátia Aparecida Ferreira.

Durante toda a tarde, Kátia juntamente com  os instrutores Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Arnaldo Mendes de Lima Junior desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas objetivando promover a educação em saúde para crianças no ensino fundamental de 4° a 6° séries da rede pública de ensino, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, os chamados “trotes”.

Através de uma peça teatral os alunos puderam compreender os transtornos que são causados pelos trotes.

Durante a visita eles tiveram a oportunidade de conhecerem a Base Descentralizada, a ambulância USB utilizada pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência e a Central Operativa de Regulação, local onde são recebidas todas as ligações 192.

Nas oficinas teóricas e práticas ele puderam aprender técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo).

Ao final, alunos e professores receberam os certificados de participação no Projeto, um Gibi interativo e um boton do mascote “Samuzinho”.

Participaram do projeto estudantes das Escolas Municipais Vicente Ribeiro Do Valle, Coronel Joaquim Inácio, Valéria Junqueira Paduan e Dr. José Ribeiro De Carvalho.

Alice Gonçalves Costanti Settervall
Richard Matheus Dos Santos Gonçalves
Ryan Assis Tavares
Yasmin Vitoria Raul Grilo

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Francisco Cássio Gervásio, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria Cleusa da Silva, a enfermeira Miriam Kramer e as professoras Maria Fiorita Costa E Costa,  Marta Maria Resende Correia e Rita De Cássia Tenório Gusmão.

As ações do Projeto “Samuzinho na Escola” acontecerão no decorrer de todo ano de 2019 e todos os municípios consorciados serão  contemplados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido pelo NEP.

Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU 192