CISSUL SAMU lança oficialmente o Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

O Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA” iniciou oficialmente ontem, na sede do CISSUL SAMU em Varginha, com alunos e professores da cidade de Santa Rita do Sapucaí.

A recepção foi realizada pelo Secretário Executivo Jovane Ernesto Constantini e pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente Kátia Aparecida Ferreira.

Durante toda a tarde, Kátia juntamente com  os instrutores Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Arnaldo Mendes de Lima Junior desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas objetivando promover a educação em saúde para crianças no ensino fundamental de 4° a 6° séries da rede pública de ensino, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, os chamados “trotes”.

Através de uma peça teatral os alunos puderam compreender os transtornos que são causados pelos trotes.

Durante a visita eles tiveram a oportunidade de conhecerem a Base Descentralizada, a ambulância USB utilizada pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência e a Central Operativa de Regulação, local onde são recebidas todas as ligações 192.

Nas oficinas teóricas e práticas ele puderam aprender técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo).

Ao final, alunos e professores receberam os certificados de participação no Projeto, um Gibi interativo e um boton do mascote “Samuzinho”.

Participaram do projeto estudantes das Escolas Municipais Vicente Ribeiro Do Valle, Coronel Joaquim Inácio, Valéria Junqueira Paduan e Dr. José Ribeiro De Carvalho.

Alice Gonçalves Costanti Settervall
Amanda Couto Costanti
Ana Beatriz Gabriel Madeira
Ana Clara Silva Santos
Ana Júlia De Lima Bernardes
Ana Luiza Da Silva Resende Gaioso
Ana Vitória Campos Pereira
Anny Gabrielly Araújo Viana
Aparecida Gonçalves De Souza
Camila Vitória Faria
Camily Victória Ribeiro
Carlos Henrique Da Costa
Cauã Ybson Augusto
Dayla Vitória Souza Costa
Elias De Souza Pereira
Emanuel Saimo Constantino
Ester Lelis De Lima
Évelin Manuelli Damaceno
Fernanda Souza Ferreira
Gabriel Da Silva Menezes
Gabriela Cássia Silvério Caputo
Gislaine Silva Miguel
Guilherme Rodrigues Pereira
Isaac Emanoel Dos Santos
Isadora Zarifa Borges Dos Reis
Kailane Gabrielle Martins
Kaio Vinícius Barbosa Dos Santos
Kauan De Cássia David
Lara Cecília Eugênio Santos
Larissy Arantes Meijon Campolina Souza
Liana Maria Tardioli
Lucas Eduardo Guimarães De Souza
Maria Eduarda Teixeira Marges
Maria Fernanda Silva Gonçalves
Mariane Ferreira Inácio
Matheus Diniz Dos Santos
Pedro Henrique Silvério Marciano
Richard Matheus Dos Santos Gonçalves
Ryan Assis Tavares
Yasmin Vitoria Raul Grilo

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Francisco Cássio Gervásio, a Secretária Municipal de Educação, Sra. Maria Cleusa da Silva, a enfermeira Miriam Kramer e as professoras Maria Fiorita Costa E Costa,  Marta Maria Resende Correia e Rita De Cássia Tenório Gusmão.

As ações do Projeto “Samuzinho na Escola” acontecerão no decorrer de todo ano de 2019 e todos os municípios consorciados serão  contemplados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido pelo NEP.

 

 

Rejane Venga
Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU 192