Alunos e professores de SÃO SEBASTIÃO DO RIO VER, SERITINGA e SOLEDADE DE MINAS estiveram ontem na sede do CISSUL SAMU para participarem do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

A equipe do NEP CISSUL SAMU recebeu na sede do Consórcio alunos e Professores de SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE, SERITINGA e SOLEDADE DE MINAS para participarem do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA”.

A recepção foi realizada pelo Secretário Executivo, Jovane Ernesto Constantini e pela Coordenadora do NEP – Núcleo de Educação Permanente Kátia Aparecida Ferreira, que durante toda a tarde, juntamente com  os instrutores Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira, João Otávio Braz Junior e Arnaldo Mendes de Lima Junior desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas objetivando promover a educação em saúde para crianças no ensino fundamental do 4° ao 6° anos da rede pública de ensino, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira, os chamados “trotes”.

ALUNOS E PROFESSORES DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO VERDE

Danielle Santos Ribeiro e Souza
Gilssara Ribeiro Almeida
Lamara Vieira

Os alunos e professores da Escola Municipal Quintino Vieira de Soledade de Minas nos surpreenderam realizando uma atividade de redação abordando o tema CISSUL SAMU.

A equipe do NEP analisou os textos e escolheu a redação de Ivinny Maria Tobias de Oliveira dos Santos, aluna da professora Aparecida Miranda Paulino para representar o trabalho realizado por todos.

Abaixo a transcrição da redação.

” O SAMU e sua importância.

Há alguns anos o atendimento médico era precário, havia poucos recursos para a população, poucos hospitais credenciados e em algumas cidades pequenas o atendimento médico era apenas uma vez por semana.

Com isso existia lugares que não contavam com ambulâncias. Com o passar dos anos o governo começou a investir mais na saúde e tudo melhorou.

A primeira cidade que recebeu a sede do SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência “192” em 1995 foi a cidade de Campinas.

Hoje podemos contar com o auxílio rápido do atendimento especializado em todos os locais e um serviço de urgência e emergência.

Se necessitar do atendimento é só ligar 192. Nunca passe trote aos funcionários do SAMU pois cada minuto é precioso. Enquanto eles atendem uma chamada desnecessária uma outra pessoa está morrendo em outros lugares, por isso não brinque com o 192, ele é o número de pode ajudar a salvar muitas vidas. ”

As ações do Projeto “SAMUZINHO NA ESCOLA” com todos os municípios consorciados finalizam hoje com a 51ª turma.

E amanhã teremos uma ação com os filhos dos colaboradores do CISSUL SAMU.