PILOTO do Projeto  “SAMUZINHO NA ESCOLA” é um sucesso.

O NEP – Núcleo de Educação Permanente do  CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas lançou ontem, o Projeto Piloto “SAMUZINHO NA ESCOLA”, com alunos das  escolas públicas municipais de Varginha, tendo como objetivo desenvolver atividades teóricas, práticas e lúdicas visando promover educação em saúde para estudantes do 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos e riscos de brincadeiras como trotes, tanto para o SAMU quanto para a população do Sul de Minas.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini e a Coordenadora do NEP, Kátia Aparecida Ferreira deram início aos trabalhos agradecendo a presença dos alunos e representantes da Secretaria de Educação de Varginha.

Para começar as atividades todos assistiram uma peça teatral representada pelos colaboradores do NEP, abordando o tema “TROTE”.

Os alunos conheceram a ambulância USA-Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), utilizada pelas equipes operacionais do SAMU e estiveram na Central de Regulação onde são realizadas as triagens de todas as ligações dos cidadãos que necessitam do atendimento de urgência e emergência. Assim, os estudantes puderam compreender a logística dos atendimentos do 192.

Após a visita, os alunos receberam um treinamento, com enfoque em manobras de primeiros socorros para casos de paradas respiratórias e desengasgos, que foi ministrado pela Coordenadora do NEP,  Kátia Aparecida Ferreira e sua equipe composta pelos instrutores João Otávio Braz Júnior, Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira e Arnaldo Mendes de Lima Júnior.

Ao final, todos receberam certificado de participação, um gibizinho para interação e um botom tipo adesivo e participaram de um momento interativo e divertido com o mascote mais querido, nosso “SAMUZINHO”. Agora, eles serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas escolas.

O lançamento do projeto contou com a presença do Prefeito de Varginha Antônio Silva, o Vice-Prefeito Verdi Lúcio Melo, a Secretária de Educação Rosana Aparecida Carvalho, a Coordenadora de Pesquisa, Projetos e Formação Continuada Solange Inácio Ribeiro Conde e a Professora da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC I Vera Maura Rosa.

COMO FUNCIONARÁ O PROJETO NOS MUNICÍPIOS

Para maximizar o projeto e atingir a todos os alunos este projeto precisará da parceria das Secretarias Municipais de Educação e das Prefeituras dos Munícipios consorciados. A partir desse piloto a equipe do NEP irá fazer uma análise minuciosa do  evento, realizar os ajustes que porventura se fizerem necessários, para em um futuro breve poderem desenvolver a ação com alunos de todas as cidades que fazem parte do Consórcio, de acordo com um cronograma pré-estabelecido pelo Departamento.

A intenção é oferecer de 10 a 40 vagas por município, de acordo com o número de habitantes e para participar do projeto o aluno deverá ser escolhido, seguindo alguns critérios:

  • Ter entre 07 e 12 anos;
  • Estar matriculado na rede pública ou estadual;
  • Ter média em todas as matérias regulares de ensino;
  • Ter assiduidade comprovada;

O objetivo é que todos os estudantes que participarem do projeto tornem-se agentes mirins, podendo em alguma eventualidade ajudar o SAMU na missão de  “SALVAR VIDAS”, através desse conhecimento básico que receberão de primeiros socorros, além de serem instruídos sobre a maneira correta de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, através do 192 e assim serem defensores efetivos da Campanha de COMBATE AOS TROTES.

ESCOLAS E ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO PILOTO

ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS RIBEIRO DE REZENDE
Felipe Petrin Pinto
Helena Pala Silvério

ESCOLA PROFESSORA MARIA APARECIDA ABREU
Isaac Silva Alves
Letícia Gutierrez
Matheus Silva Pereira
Yhasmin de Souza Ferreira da Silva

ESCOLA PROFESSORA HELENA REIS – CAIC 2
Ana Caroline F. Silva
Maria Eduarda Martins
Pedro Eugênio Neto

ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE PÁDUA AMÂNCIO
Maria Eduarda da Silva Laurindo
Miguel Leandro dos Santos
Mirella Cristine Nicolau da Silva

ESCOLA MUNICIPAL MATHEUS TAVARES
Danielo da Silva Damasceno
Logan Miguel de Oliveira Costa
Mariana Fonseca

ESCOLA DOUTOR JACY DE FIGUEIREDO – CAIC I
Lucas Damasceno Marques
Margere Silva Flávio Cirilo
Messias Augusto Pereira
Tayná Villela Reis Pelegrini

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CAMILO TAVARES
Fernanda Marques
Kamilly Barbosa Amélio
Pedro Henrique Portugal
Vinícius Henrique Abreu Silva

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ AUGUSTO DE PAIVA
Ana Caroliny Pereira Luciano
Isabela Cristina Angelo Mendonça
Sarah Azalin Juvêncio

Rejane Venga
Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU