PILOTO do Projeto  “SAMUZINHO NA ESCOLA” é um sucesso.

O NEP – Núcleo de Educação Permanente do  CISSUL SAMU – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas lançou ontem, o Projeto Piloto “SAMUZINHO NA ESCOLA”, com alunos das  escolas públicas municipais de Varginha, tendo como objetivo desenvolver atividades teóricas, práticas e lúdicas visando promover educação em saúde para estudantes do 4º ao 6º anos do Ensino Fundamental, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos e riscos de brincadeiras como trotes, tanto para o SAMU quanto para a população do Sul de Minas.

O Secretário Executivo do CISSUL SAMU, Jovane Ernesto Constantini e a Coordenadora do NEP, Kátia Aparecida Ferreira deram início aos trabalhos agradecendo a presença dos alunos e representantes da Secretaria de Educação de Varginha.

Para começar as atividades todos assistiram uma peça teatral representada pelos colaboradores do NEP, abordando o tema “TROTE”.

Os alunos conheceram a ambulância USA-Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), utilizada pelas equipes operacionais do SAMU e estiveram na Central de Regulação onde são realizadas as triagens de todas as ligações dos cidadãos que necessitam do atendimento de urgência e emergência. Assim, os estudantes puderam compreender a logística dos atendimentos do 192.

Após a visita, os alunos receberam um treinamento, com enfoque em manobras de primeiros socorros para casos de paradas respiratórias e desengasgos, que foi ministrado pela Coordenadora do NEP,  Kátia Aparecida Ferreira e sua equipe composta pelos instrutores João Otávio Braz Júnior, Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano, Elaine da Silva Oliveira e Arnaldo Mendes de Lima Júnior.

Ao final, todos receberam certificado de participação, um gibizinho para interação e um botom tipo adesivo e participaram de um momento interativo e divertido com o mascote mais querido, nosso “SAMUZINHO”. Agora, eles serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em suas escolas.

O lançamento do projeto contou com a presença do Prefeito de Varginha Antônio Silva, o Vice-Prefeito Verdi Lúcio Melo, a Secretária de Educação Rosana Aparecida Carvalho, a Coordenadora de Pesquisa, Projetos e Formação Continuada Solange Inácio Ribeiro Conde e a Professora da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC I Vera Maura Rosa.

COMO FUNCIONARÁ O PROJETO NOS MUNICÍPIOS

Para maximizar o projeto e atingir a todos os alunos este projeto precisará da parceria das Secretarias Municipais de Educação e das Prefeituras dos Munícipios consorciados. A partir desse piloto a equipe do NEP irá fazer uma análise minuciosa do  evento, realizar os ajustes que porventura se fizerem necessários, para em um futuro breve poderem desenvolver a ação com alunos de todas as cidades que fazem parte do Consórcio, de acordo com um cronograma pré-estabelecido pelo Departamento.

A intenção é oferecer de 10 a 40 vagas por município, de acordo com o número de habitantes e para participar do projeto o aluno deverá ser escolhido, seguindo alguns critérios:

• Ter entre 07 e 12 anos;
  • Estar matriculado na rede pública ou estadual;
  • Ter média em todas as matérias regulares de ensino;
  • Ter assiduidade comprovada;

O objetivo é que todos os estudantes que participarem do projeto tornem-se agentes mirins, podendo em alguma eventualidade ajudar o SAMU na missão de  “SALVAR VIDAS”, através desse conhecimento básico que receberão de primeiros socorros, além de serem instruídos sobre a maneira correta de acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, através do 192 e assim serem defensores efetivos da Campanha de COMBATE AOS TROTES.

ESCOLAS E ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO PILOTO

ESCOLA MUNICIPAL DOMINGOS RIBEIRO DE REZENDE