Equipe NEP realiza Capacitação Introdutória aos aprovados em Concurso Público.

Aconteceu entre os dias 19 a 23 de fevereiro de 2018 na sede do CISSUL SAMU em Varginha-MG, a Capacitação Introdutória de 35 colaboradores aprovados em Concurso Público, treinamento esse ministrado pelo NEP – Núcleo de Educação Permanente.

Para assumir o cargo é recomendado a todos os profissionais condutores socorristas, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, que passem pelo treinamento, norma regulamentada pela Portaria nº 2048/2002, para estarem aptos a desempenhar suas funções.

A importância da capacitação é fazer com todos tenham a melhor compreensão possível sobre o atendimento em APH ao paciente traumatizado.

A condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da Coordenadora do NEP, Kátia Aparecida Ferreira e sua equipe composta pelos instrutores João Otávio Braz Júnior, Alexander Dias Caldeira, Pierre Bebiano e Sávio Bueno.

Foram ministradas aulas teóricas através de um ciclo de palestras e oficinas práticas sobre diversos temas, entre eles: rede de urgência e emergência, regulação médica, RCP, OVACE, avaliação de cena, legislação de trânsito, transporte de paciente traumatizado e clínico, cinemática do trauma, avaliação primária e secundária, imobilizações de membros e pelve, retirada do veículo com KED e anaconda, rolamento 90º e 180º com retirada de capacete, produtos perigosos, biossegurança, AMUV (acidente com múltiplas vítimas) e START, AVE, transporte neonatal, intoxicação exógena, crise convulsiva, afogamento, urgências psiquiátricas, queimaduras, trauma torácico e abdominal, parto e urgências obstétricas, choque, ofidismo, e via aérea avançada e punção intra-óssea, e visitas as ambulâncias, central de regulação e NEP.

A equipe do NEP contou com a parceria dos convidados: Dra. Tereza Cristina Serrano, Dr. Cássio de Lima Pereira, Dra. Viviane Valemis, a Enfermeira Neonatologista Lucivania Aparecida de Paula, a farmacêutica Fernanda Vilas Boas Costa, e os parceiros do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais da cidade de Varginha-MG, SUB.TEN. Paulo Estevam, CB Cormanich, SD. Gomes e SD. Diogo, 2º SGT Fernando da PM Rodoviária, o técnico da CEMIG Ademilson, e os representante das incubadoras, Lauro e Luciano.

Os colaboradores do CISSUL SAMU 192 dão as boas vindas aos novos colegas de trabalho.

Rejane Venga
Assessora de Comunicação
ASSCOM CISSUL SAMU